Como ser um ator

09/01/2014 15:03
Como ser um ator

A primeira coisa para quem quer ser ator é se desprender de todo o estereótipo que ronda esta carreira. Ser ator não é uma tarefa simples, especialmente no país em que vivemos, tão carente de incentivos e informações nesta área. Tem que estudar muito, se dedicar de verdade e, muitas vezes, não ser tão reconhecido quanto a maioria acredita que este profissional é. Outro detalhe é não seguir esta profissão para obter fama. Qualquer um pode ser famoso, desde que desempenhe bem o seu papel. O ator Henrique Benjamin, em entrevista à TV Guia do Ator, explica exatamente isso. Nas palavras dele “Se você está procurando ser ator para ser famoso, não seja. Seja bom naquilo que você gosta. Pintanguy sai na capa de Caras e ele não é ator, ele é um cirurgião plástico. Seja bom naquilo que você gosta”. Ou seja, você deve amar muito o que você faz, pois as dificuldades em certo momento são maiores do que as glórias, como você verá a seguir.

Não existe fórmula mágica para se tornar um ator. Trata-se de um trabalho como outro qualquer. A primeira coisa a se fazer é procurar um curso profissionalizante de teatro, que ao final irá proporcionar ao ator tirar o seu registro profissional, o famoso DRT. Este curso pode ser tanto de uma universidade (o bacharelado) quanto um curso técnico, oferecido por diversas escolas profissionalizantes. A maioria está no eixo Rio-São Paulo, os polos artísticos do país, mas existem outras espalhadas por todos os cantos do Brasil. Normalmente, os cursos técnicos duram em torno de dois anos, mas podem variar de escola para escola. No caso dos universitários, eles costumam durar mais tempo, em torno de quatro anos. André Grecco, ator e professor de teatro, também em entrevista ao Guia do Ator, explicou que “todas as escolas de formação de atores que dão do DRT, que é o registro profissional de ator, tem que ser reconhecidas e autorizadas pelo MEC”.

Após concluir seus estudos, chegou a hora de investir em você, no material a ser distribuído nas agências de atores e mandado aos produtores de elenco quando se toma conhecimento de uma vaga. Você deve investir em book videobook, que sejam profissionais e de ótima qualidade. Este será o seu cartão de visita. Depois de realizá-los, você deve procurar por agências de atores idôneas e espalhar seu material por elas para ter acesso ao maior número de vagas possível.

É importante saber que talvez leve um tempo para você ser chamado para testes. Isso é muito normal nessa carreira, pois é maior o número de profissionais nessa área do que de oportunidades oferecidas. Mas o ideal é que você não desista e esteja sempre realizando cursos de especialização na área, que destaquem você da maioria. Dança, canto, interpretação para TV e Cinema, cursos voltados para apresentador, dublagem, locução, modelo e manequim, entre outros, são os mais comuns realizados pelos profissionais.

Outro detalhe: ator não é apenas ator que aparece na televisão. Aqueles que estão nas novelas são uma pequena parte da grande classe artística existente e é muito difícil entrar de primeira nesta ramificação da profissão. Então não se sinta frustrado se você não conseguir passar de primeira nos testes. Apesar disso, não é impossível entrar nesse mundo. É preciso que você faça sua inscrição nos bancos de atores das emissoras, fazer bons contatos nessa área e ter força de vontade. Com persistência, se vai longe!

Existem alguns pontos importantes que devemos discutir também:

  • Talento inato é só o pontapé inicial para começar sua carreira. Nas palavras de Grecco, “se você olhar no dicionário, talento é uma habilidade para qualquer coisa. Então, ninguém nasce com habilidade para tocar violão, você não sai tocando violão. Você tem que ir lá, estudar e aprender a tocar violão. Você pode fazer isso muito bem e é aí que se diz que a pessoa é talentosa”. Você não pode ser ator apenas porque dizem a você o quão talentoso você é. É necessário estudar tanto quanto você estudaria para se formar em qualquer outra profissão. Por exemplo, você não escolheria um advogado para defender você em um tribunal apenas porque ele tem jeito de advogado. Você vai querer um profissional bom e com muito conhecimento na área, certo? O mesmo vale para ser ator.
  • Não tente pular qualquer um dos passos para conseguir ser ator. Não adianta aparecer em um teste se você não tiver nenhum estudo de base, inclusive isso pode ser um complicador para você.
  • Mesmo que a sua vontade seja ter uma carreira na televisão, o teatro ainda é a base de tudo. Não faça cursos voltados apenas para interpretação na TV, esta é uma especialização. Comece procurando por um curso de teatro, aprenda bastante (ainda que você não se identifique), forme-se e depois faça os cursos para você se especializar. Você não perde nada por ter bagagem, lembre-se sempre disso.
  • Como se vida de ator não fosse difícil o suficiente, existem mais complicadores ainda. Graças a este ser um grande sonho geral, existem pessoas mal intencionadas, prontas para enganar. Desconfie de oportunidades fáceis demais, agências que prometem muito, que cobram para agenciar, que exigem books feitos por elas e cobram uma fortuna para tê-los. Uma boa forma de se proteger é pesquisando, perguntando a outros profissionais. Hoje em dia, com todas as redes sociais e internet você descobre rápido quem é quem. 
  • Não fique esperando pela velha história de que um dia você estava andando pela rua e um produtor de elenco viu você e se apaixonou instantaneamente pelo seu perfil e vai colocá-lo na próxima novela das nove. Isto até pode acontecer, mas esta chance é muitíssimo pequena. Se você tem vontade real de ser ator, corra atrás de seu sonho e invista em você. Só depende de você, na verdade. Seguindo nossas dicas, não tem como errar. 
  • Por último, mas definitivamente não menos importante, tenha sempre em mente: ser ator não é ser rico e famoso e muito menos aparecer na TV. Esta profissão não paga tão bem como a mídia faz você acreditar. E existem atores maravilhosos e talentosos que você nunca vai nem imaginar que existe, porque não são famosos. Mais uma vez, você deve seguir essa carreira porque você ama e não se vê feliz trabalhando em qualquer outra profissão na vida, não importa as dificuldades. E não porque você quer que o padeiro reconheça você, às 6h da manhã, quando você comprará seu pãozinho. Um outro detalhe: é raro um ator ter trabalho fixo, por isso você deve ser muito batalhador e organizado para ter um salário razoável que pode pagar suas contas no mês. Como já dito antes, não se iluda com a vida dos atores que você vê em novelas.

Fonte: http://www.guiadoator.com.br/como-ser-um-ator-guide-answer-detail-17122.html

Contato

Modelos e Atrizes siga- nos no twitter: @modeloseatrizes